domingo, 5 de setembro de 2010

Usos Jornalísticos do Twitter

Ferramenta se popularizou tanto que muitas empresas de comunicação a utilizam para transmitir informações.

O Twitter é uma rede social que cresceu muito desde sua criação, em 2006. O uso desta ferramenta revolucionou os hábitos de muitos usuários da internet, inclusive dos meios de comunicação de massa, que começaram a criar perfis nesta rede para alcançar um número maior de pessoas.

Com 140 caracteres para digitar, usar o twitter jornalísticamente seria impossível, certo? Errado. Os usuários costumam criar um link que direciona a outros assuntos que queiram tornar públicos. Revistas, jornais, emissoras de televisão e etc viram nessa prática a chance de potencializar o acesso, de conteúdos produzidos por eles, por parte dos usuários do Twitter.

A combinação jornalismo/Twitter é importante, pois contribui amplamente no processo de comunicação, facilitando e agilizando o mesmo de tal forma que se torna possível ter acesso a diversas informações apenas com um clique. Por exemplo, a revista Época, que possui um perfil no Twitter, posta diariamente links de notícias que remetem o usuário diretamente para a reportagem completa referente ao clique. Ao fazer isso, a pessoa é encaminhada diretamente para o site da revista, no qual estão diversas outras notícias.

Logicamente que nesta questão existem os dois lados da moeda, assim como se potencializam as notícias relevantes, os lixos eletrônicos também ganham força. Muitos perfis se utilizam desta forma de informar, para fazer um falso jornalismo. Ao postarem apenas o que seria a manchete da notícia, muitos usuários clicam no link disponível e são direcionados a sites publicitários ou que em nada tem haver com o que foi "twittado".

O Twitter, ao meu ver, é a rede social mais dinâmica da atualidade e por isso a combinação desta ferramenta com o jornalismo é extremamente proveitosa, pois o jornalismo precisa ser dinâmico para ser jornalismo, senão torna-se história.

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